sexta-feira, 12 de março de 2010

Fabiana e o ciúme


Uma leitora chamada Fabiana (nome fictício) nos escreveu essa semana para desabafar sobre ciúme. Como tenho refletido bastante sobre o assunto nas últimas semanas, respondi o e-mail e me comprometi a escrever a respeito. Para começar, o dilema dela: mesmo após um ano de relacionamento, o namorado de Fabiana continua recebendo ligações e torpedos de ex-rolos, piriguetes e afins. Ela fica puta com isso e chegou a pedir que ele mudasse o número do celular. Agora, está pensando em dar um ultimato no cara: ou ele cancela a linha ou dá o chip do telefone para ela.

Agora vamos nós, Fabi. Sei bem como o ciúme é capaz de virar a gente pelo avesso, embrulhar o estômago, fazer o corpo esquentar de raiva. Sinto isso eu também às vezes. A questão é que, na minha modesta opinião, em matéria de relacionamentos, não existe seguro contra riscos. Podem chegar 400 mil mensagens de 400 mil mulheres sem-noção no aparelho dele, que, se estiver na sua, não vai dar bola. Se ele diz que mudar o número dá trabalho, como você me contou, faz sentido, você não acha? Eu também não gostaria de trocar o meu.

Você me contou ainda que ele se recusa a apagar os números dessas fulaninhas da agenda, já que fez isso uma vez e tomou um pé na bunda depois, ficando sem contatos. Mas, baby, será que esses telefones aí só servem para fins piriguetícios? Ele não pode jamais precisar falar com alguma delas por motivos de trabalho, para pedir alguma informação, para comunicar que algum amigo em comum está com um problema? E você, não tem nenhum contato do passado na sua lista, até porque nem se tocou de apagar? Isso para não falar que, hoje, com tantas redes sociais, é muito fácil arrumar o contato de alguém. Ele poderia muito bem seguir esse script, limpar tudo, te agradar e, secretamente, procurar depois. Do que ia adiantar?

Sei não, mas acho que tudo acontece. E deixo você com uma lição que eu ouvi há bem pouco tempo, da minha irmã de espadas Alynne, amiga e psicóloga 24 horas: ao invés de se estressar com o ciúme, cuide da relação de vocês. Concentre seus esforços em tentar ficar bem. Com você mesma e com ele. Fácil? De jeito nenhum, é bem difícil. Mas, com determinação, a gente consegue. Se esse cara é importante para você, invista, acredite. Abstraia essas sirigaitas aí. Ele optou por você. E assim será até quando estiver bom para ambas as partes, não?

Relaxe. E vamos ouvir o que nossos amigos e amigas, leitores e leitoras, têm a declarar sobre o assunto. Gente, aquela força nos comentários, please. A Fabi quer saber a opinião de vocês.

Estamos torcendo por você, Fabi. Aproveite o finde com o seu gato.

Bom descanso para todos e beijocas,

Isabela – A Divorciada

19 comentários:

.Olívia T. disse...

Fabi querida...já sofri demais por ciúme. A gente quase sempre tem razão, mas se a gente for pensar sempre assim, nunca teremos uma relação saudável.

Quem procura: acha!

E relaxa, que ele está COM você. Coitada das outras que ainda ligam e não se tocam de que foram deixadar para trás.

Se ele não tomou uma atitude ainda, pode ser que ele a ache um pouco possessiva, mas é o jeito dele, e não quer dizer que ele seja um canalha.

Calma...
é isso que eu te digo.

Conversar sempre é um ótimo remédio...

Bjos e MUITO boa sorte.

.Olívia.

12 de março de 2010 às 00:13
Paulinha Costa disse...

Ciúme é uma coisa que sempre me deixou desconfortável. Não, eu não sou ciumenta, sou o contrário na verdade. Eu não gosto de gente com ciúmes de mim, me irrita, me desconforta. Eu já escrevi muito sobre isso no meu blog,tentando buscar uma forma de entender o ciumento. Posso te garantir que a chance do cara se encher com a chateação do ciúme é tão grande quanto a dele sair de novo com uma destas que ficam ligando pra ele. Então não torne pesada sua relação com mais essa carga. Perceba que isso é dar munição pro bandido. Se ele quisesse ficar com uma dessas não estaria com vc. Just relax. Curta este momento, afinal está tão complicado achar alguém que nos toque, valorize o seu encontro com ele e vá se controlando, ciúme também é domável! Boa sorte!

12 de março de 2010 às 01:19
Rosário disse...

Não sei se trocar de número é muito esforço. Acabar com o orkut, por exemplo, ajudou um bocado no meu relacionamento.
Acho que é preciso um equilíbrio. Só abrimos mão de certas coisas para conseguir o que queremos. E as coisas ficam bem enquanto está sendo lucrativo para ambos.
Acho que a Fabiana precisa saber jogar com ele. E se valorizar. Porque algumas coisas não valem a pena a gente suportar.

12 de março de 2010 às 01:44
Anônimo disse...

Oi meninas estou adorando os comentários. Acho que o que pega, no meu caso, muito mais do que o ciumes, é a falta de respeito, eu acho falta de respeito manter isso tudo. Quando começamos a namorar eu tinha outro numero de cel com outro DDD, pq eu havia morado em outra cidade, ele comprou 2 chips com numeros de parzinhos, ele nunca usou o dele, só eu o uso, o dele está guardado. Além disso, quando comecei a namorar cometi a burrice de apagar todos os números de ex da minha agenda. Eu sou assim, intensa, me entrego e vivo 100% a relação!
Outra coisa que acho irritante e que quando perguntei pra ele o que ele ia achar se eu ficasse recebendo sms e ligação de ex e mantivesse os telefones dele, ele disse que jamais aceitaria. Mas quando é com ele pode!! Dá é vontade de voltar a usar meu chip antigo pra ver se ele vai gostar!
Estou esperando os outros comentários.
bjos
Fabiana

12 de março de 2010 às 08:12
Márcia de Albuquerque Alves disse...

Fabi... sei bem o que é isso! É muito difícil essa situação, mas, acredito que você deva se concentrar no que você quer. Se elas ligam, mas, você sente que isso não importa prá ele é o que deve ser levado em conta, porque essas não serão as únicas, aparecerão outras situações no caminho, mas, onde está o coração dele? é isso que importa! Se você ficar se desgastando tando com a situação, vai acabar afetando a relação de vocês.

O meu conselho é que você se concentre em você e viva bem com ele; se elas ligarem na sua frente ou se ele falar sobre isso... ignore, não alimente, mostre a ele que o importante é o que ele sente, porque quando eles querem aprontar, não precisam de ligação, eles vão a procura e fazem.

O meu ex tinha uma amiga, que eu conheci e me tornei amiga também, não me sentia ameaçada com ela, mas, morria de ciúmes dele com qualquer outra mulher, não dizia, mas só faltava morrer. E essa amiga sempre presente, nós saiamos juntos, conversávamos, e várias vezes ele saiu até sem mim e com as amigas, daí eu pensava "ahhh são amigas antes de mim, e o jeito e o trato, não tinham nada a ver". Nosso namoro acabou, segundo ele "porque não estava dando certo" (prá ele), faz dois anos, e agora, sabe essa amiga? é o atual amor dele. Amor messssssssssmo, ou seja, morri de ciúmes mirando errado.
Então, se cuida, cuida de você e se ame mais, porque tudo passa, o que é bom e o que é ruim, não vale a pena perder tempo pensando nisso ou naquilo, vale a pena aproveitar todo momento intensamente!

bjs e sorte!

12 de março de 2010 às 09:07
Camille Mollona disse...

Oi gurias, acho uma perda de tempo sentir ciumes. Ta certo q é uma droga as periguetes ficarem ligando para nossos namorados, mais o importante é q ele esta contigo e não com elas. E tambem acho q ele poderia ceder e apagar os telefones delas, não acho necessario trocar o numero. E se ele gosta mesmo de ti, quando elas ligarem ele vai deixar tu mesmo atender pra deixar bem claro q o corpinho é teu...hehe...assim elas vão se dar conta. Mais na real o culpado desta historia não são elas e sim ele q continua dando trela pra elas.
Grande beijo e otimo find pra todos!

12 de março de 2010 às 09:09
Anônimo disse...

Eu sou conhecida como não ciumenta!! E luto muito para manter o salto alto, mas esta semana desci, nem eu me reconheci.
Umazinha, q conhecemos em um curso a 9 meses atrás, add ele no orkut. Sendo que eu e ela tinhamos trocado msn e ela mal fala comigo, só responde sim,não, talvez, enfim quem deu liberdade? kkkkk

Já fiz meu showzinho, odiei pq não sou disto, falei coisas q ele não erecia ouvir. Não somos obrigadas a aguentar tudo de cabeça baixa.
Ele não precisa trocar de número, mas dar um gelo nelas né.

12 de março de 2010 às 09:18
just me disse...

Olha, vou falar da minha experiência.
Já discuti muito por causa de ciúmes, até que um dia cheguei à conclusão que ele só ficaria comigo enquanto quisesse, independente de qualquer coisa! Aí conversei com ele e falei que não brigaria mais pelas atitudes de outras pessoas. A única coisa que eu queira é que ele se colocasse em meu lugar e pensasse se as atitudes dele poderiam de alguma forma me magoar ou atrapalhar nossa relação.
Nunca mais tivemos problemas! :)

12 de março de 2010 às 09:43
Flávia A. disse...

Eu acho concordo bastante quando dizem que ele está com VOCÊ, logo, vc tem q tentar desencanar das outras pessoas...Ficar no pé só atrapalha, vai fazer o namoro,que deveria ser gostoso e leve,uma fonte imensa de cobrança!

Porém...

A questão do dos pesos e duas medidas eh MUITO irritante. Seu namorado fica mto sussa na dele pq não tem nenhum "perigueto" (haiuhuiahuiahuia) atrás de vc...Agora,pq se ele "jamais aceitaria" isso vc acata sem problemas e ele nem liga para o fato de vc não aceitar o que ele faz?? Vc tem q se desdobrar pra fzr dar certo, o bonitão lá qr q vc aceite td e ainda fala q "opa,mas o contrário eu jamais vou aceitar?"...PERAÊ,neh!
Eu acho que não custa vc falar que ok, já que é assim vc vai tentar desencanar,vai confiar nele e td...mas tb vai usar seu chip velho.E não pedir pra usar,aparecer com o chip velho e pronto,não digo pra fazer "vingancinha",mas pra ele perceber que não é a melhor das sensações! Não acho de verdd q ele seja um canalha ou dê bola pras vadias (embora ptovavelmente adore a atenção), mas é preciso cuidado qndo o outro faz sem problema coisas que sabe que não ia gostar se vc fizesse... Qndo ele se colocar no lugar e perceber, não necessariamente vai apagar os telefones, mas talvez lide melhor com o que vc sente,tentando te deixar mais segura!

Enfim,boa sorte!

12 de março de 2010 às 11:10
Fernanda disse...

Acho mesmo que ela deve priorizar acima de tudo O BEM ESTAR DELA MESMA. Procurar se ocupar com coisas que lhe dê prazer. Isso fará com que o foco do namorada saia de cena. ele faz PARTE DA SUA VIDA . ele NÃO É A SUA VIDA.

viva bem com ele, ao invés de chamar a atenção para que ele perceba coisas ou malde o que as vezes nem se ligou. Você pode estar "abrindo" os olhos dele com "idéias" que ele nem tinha pensado.

Viva a vida! Esqueça essas coisas pequenas. São os momentos felizes que vão fazer TODA a diferença!!!!

E como nã pode deixar de ser: Não sei se tem religião, ou se acredita em Deus, mas seja como for, leia coisas boas espirituais, e canalizes pra isso sua relação.

bJão!

12 de março de 2010 às 11:23
Andrea disse...

Oi Fabiana,
Consigo entender o que você sente. O mais importante de tudo é a confiança que se adquiri a cada dia. O meu marido qdo me conheceu era extremamente ciumento. Com o passar dos anos, ele soube sobre a minha vida antes dele, meus amores, a importância de cada um e que eu realmente queria ficar era com ele. Isso deu segurança e o ciúme foi dando lugar a um companherismo que eu nunca vi. Para você ter um idéia, adoro Carnaval e ele detesta. No ano passado, fui passar Carnaval em Salvador com o meu irmão, minha cunhada e uns amigos SEM ele e vou lhe dizer TUDO BEM!!! Esse é o auge da confiança, mas isso cada um tem que buscar no dia a dia. Ou se confia ou a relação desanda, mas cabe a vocês 2 conseguirem isso.
Beijos e boa sorte

12 de março de 2010 às 12:12
Silvinha - a de sempre disse...

Ciúmes é um sentimento que vai matando o relacionamento aos poucos, na hora que vc vê, a pessoa se cansa e vai embora...

paciência, vc tá esperando dele uma atitude que no caso, vc fez, e quer que ele faça igual, porém vc é uma pessoa e ele é outra, não podemos esperar dos outros atitudes que nós fariamos, pq cada um faz de um jeito...

Te compreendo muito bem, e sei o quão o isso é chato e desgantante para o relacionamento em si!

não se pode julgar ele, nem como certo, nem como errado, pois o que pode ser certo pra vc, pode ser o errado pra ele, e vice-versa!

Fabiana, pense bem e fique menos tensa, pois se ele está com vc hj, é pq quer estar com vc, e não com as ex...

bjão

P.S. desejo que tudo fique bem!

12 de março de 2010 às 13:29
Andarilho disse...

Como diria Jack, vamos por partes.

Primeiro, esse ciúme aí não leva a nada. Sim, se ele está com vc, é porque quer. E se ele for canalha e quiser te por um chifre, vai colocar, recebendo sms e ligações, ou não.

Aliás, se ele fosse um canalha esperto, não ia deixar vc ver essas ligações e torpedos, ia recebê-los escondidinho. Então, ou ele é um canalha burro, ou então ele apenas quer se afirmar ou te mostrar que ele é o cara, que a mulherada baba por ele, etc..., por insegurança, talvez.

Então, desencana desse ciúme.

Agora, o que me reforça a impressão dele ser imaturo e inseguro e etc, é o que a Fabiana disse no comentário, que ele não aceitaria ela recebendo ligações/mensagens de ex(es). Típico de alguém que não confia em si mesmo e que busca afirmação.

E quem busca afirmação não poderia trair (mais) justamente por causa disso? É uma possibilidade, mas não é uma garantia. E se se confirmar o pior, esse ciúme todo não terá ajudado em nada, aliás, poderá até ter piorado a cabecinha do rapaz.

O negócio é fazer como a Bela disse, cuidar da relação de vcs. Sem tanto ciúme, pq ciúme é como pimenta: um pouco é bom, mas exagerado, só queima e faz chorar.

12 de março de 2010 às 14:58
SAL disse...

é... lendo os comentários acima, fiquei até meio sem ter o que dizer, sem ser repetitiva!

o que tem ser lembrado sempre, Fabi (se é pra dar conselho, eu fico logo intima!), é que a vida tem a cor que a gente pinta.

pinte sua relação de amor, de paz e de cumplicidade... o ciúme a gente sente, mas temos que pinta-lo com cores brandas, quase que imperceptíveis.

caso contrário, a relação tende a ficar monocromática.

boa sorte e beijo pra Fabi e pras 3 trintonas que eu adoro!

12 de março de 2010 às 16:29
Anônimo disse...

ok, o ciume nao leva a nada e bla bla bla. Mas todo relacionamento tem concessoes, o que custa trocar de numero? imagina meu marido recebendo ligacoes assim? kkkkk, nem morta que eu aceitaria

12 de março de 2010 às 20:10
Anônimo disse...

Adorei tudo o que li aqui, são comentários diversos, e é bom pra mim ver vários lados. Na verdade acho mesmo que se ele for um canalha e infiel (o que eu espero que não seja) não vai mudar nada se ele trocar o n do cel ou apagar os n da agenda, mas mesmo assim gostaria que ele fizesse isso por respeito a mim, pq me sinto mal com essa situação. Os sms e ligações que ele recebe eu sei pq ele me conta, eu nunca estou perto quando chegam, até pq moramos em cidades diferentes e só nos vemos nos fds. E uma coisa eu não tenho dúvida: ele de fato é extremamente inseguro e tbem imaturo!
Talvez ele me conte pra se auto afirmar como o gostosão mesmo, vai saber.
Mto obrigada por todos os comentários!

12 de março de 2010 às 20:35
Anônimo disse...

Fabiana relaxa minha amiga, infelizmente tem homem que gosta desta "chacrinha" toda em volta dele. E se vc nao se cuidar vai enlouquecer. Cuide da sua relação com ele...isso é..se valer a pena. Ciumes demais é foda. Tente controlar.
Mude o foco. Eu nao trocaria meu numero de celular por ciumes, ah nao ser que ele fosse milionario. Fora isso meu amor, ia dar muito trabalho vc nao acha?!
Entao cuida da sua relação, de vcs, tentem ser mais cumplices e minha amiga...vou te dizer uma coisa....as vezes precisamos fazer nosso estomago um "brejinho" engula alguns sapos e toca o barco...ou vc acha que vai conseguir continuar com esse amor se ficar se preocupando com as ex, piriguetes, peguetes, ficantes....Isso ai, com certeza homem nenhum perde contato..todo tempo aparece uma FDP para querer ferrar com nosso relacionamento.
Desculpe o texto longo.
Abraços
Núbia
nubiarj_56@hotmail.com

13 de março de 2010 às 23:35
Juliany Alencar disse...

Fabi, eu já passei pela mesma situação. Nossa, identica!

Te digo que o melhor é relaxar. Se você pega no pé do cara, ele pode acabar fazendo algo de errado porque pode pensar: "Já que ela não confia em mim mesmo".

Além disso, homem não costuma querer baixar a cabeça. Então, ele pode não apagar os contatos não porque tenha interesse em falar com essas meninas, mas simplesmente para não te dar esse gostinho. Vamos dizer que é para ele não se sentir "um pau mandado".

Quando passamos a dar importância para outras coisas, tudo melhora. Como já disseram, aproveite os momentos juntos para acrescentar algo de bom na relação de você. E não para alugar o ouvido dele falando de outras mulheres.

Como eu já vi uma psicóloga falar, às vezes, você fala tanto de uma mulher que acaba dispertando a atenção do seu parceiro para ela.

Beijos

www.mulherzinhasim.blogspot.com
www.formspring.me/mulherzinha

16 de março de 2010 às 22:24
Damine disse...

Será que meu comentário ainda vale?

Olha, eu li todos os comentários e a maioria está dizendo pra Fabi não se encanar com isso.

Eu tenho uma visão um pouquinho diferente. É claro que ciume obsessivo acaba com a relação, mas nesse caso acho um pouco falta de respeito dele sim. Acho que ele não precisa mudar o número, trocar o chip. Acho simplesmente que ele tem que dar um basta. Ele tem que parar de dar moral pra elas. Se ele começar a cortar os papinhos bestas, elas podem até tentar, mas não vão conseguir mais do que palavras secas do outro lado da linha. Mas essa atitude ele tem que tomar. Não adianta, quanto mais você falar, pior vai ficar.

22 de março de 2010 às 12:44