terça-feira, 21 de julho de 2009

Jornais no metrô

Taí uma prova de que tudo na vida é uma questão de ponto de vista. Todos os dias, termino de ler a Folha de S. Paulo no metrô, a caminho do trabalho. Concluída a leitura, deixo tudo no banco, para que o próximo passageiro possa dar uma olhada se quiser. O que você faria se entrasse num vagão e encontrasse um jornal do dia à sua espera? Eu começaria a ler e ficaria feliz por alguém tê-lo deixado ali. Nem sempre é o que acontece.


Já faço isso há um bom tempo, nem sei precisar desde quando. De dois meses para cá, fui hostilizada duas vezes por agir assim. Na primeira delas, uma mulher me olhou e feio e perguntou se eu não ia levar o jornal quando me levantei. "Não, eu já terminei de ler e vou deixar para que outras pessoas possam ler se quiserem", respondi. "Mas você devia juntar tudo e jogar no lixo, não deixar aí", ela rebateu. "Discordo. E ele vai ficar aí sim", finalizei, antes de dar as costas e sair, o trem já estava chegando na estação. Uma observação importante: eu não deixo um monte de papel amontoado. Dobro tudo com cuidado. A segunda agressão foi feita de forma mais covarde, nem tive tempo de me defender. Já estava na porta, esperando o vagão parar, quando ouvi uma voz masculina ao fundo: "É muita falta de educação, né? Lê e deixa aí".


Poucas coisas na vida me irritam mais do que a ignorância. E, nem é preciso dizer, fiquei puta com as duas situações. Mas, querem saber? Os dois espíritos de porco do esquadrão anti-jornal não vão acabar com a minha cruzada a favor da leitura. Eu fico com os passageiros que preferem ver a vida sob outro ponto de vista. E me agradecem quando eu deixo a Folha de S. Paulo do dia no banco, bonitinha e louca para ser lida outra vez.


Isabela - A Divorciada

22 comentários:

Paloma Varón disse...

Concordo, Bela! Mas a maioria das pessoas deve achar que é lixo mesmo.
A noção de civilidade deles é tão deturpada que para eles é normal ouvir música alta no celular ou espirrrar/ tossir sem colocar a mão na boca. Também ando de metrô quasea que diariamente e adoro quando deixam jornal para eu ler - geralmente são só os jornais gratuitos entregues no metrô. Mesmo assim eu leio amaradona.

21 de julho de 2009 às 12:28
Ana Claudia Lourenço disse...

Bela apoiadíssima nos seus atos!
E deixa esse povo com cultura zero e "imbecilidade" mil pra lá!

Bjão!

21 de julho de 2009 às 12:43
Vê Guimarães disse...

Adoro achar um jornalzinho no transporte coletivo. Memso que seja apenas o caderno que o outro não quis ler.
Viva as pessoas inteligentes e solidárias...

21 de julho de 2009 às 13:20
Nikita Ferraz disse...

Oi amiga,
Que desaforo essas pessoas, mas sabe que acho que coisa de gente chata de metrô? Pq uma vez eu estava tão aérea que não levantei de imediato para uma pessoa idosa sentar. Não foi falta de educação eu simplesmente não vi. Quando me levantei as pessoas ficaram resmungando...me senti tão mal. Poxa justamente eu, que sou tão a favor de pequenos justes, reciclagem de lixo (ainda me revolvo em SP não ser assim), etc..

Mas continue essa empreitada de deixar para o próximo, quem sabe o próximo é alguém especial.
Beijos

21 de julho de 2009 às 13:33
Pura Cafajestagem disse...

BOOOOOOOA BELINHA... CANSEI DE ACHAR JORNAL ASSIM, LÓGICO, ME AMARRAVA, MESMO SEMPRE SABENDO O QUE TEM NO JORNAL, POIS É PRA ISSO QUE SERVE LER O GLOBO.COM UM DIA ANTES, MAS SEMPRE TEM ALGUMA COISA QUE NÃO TINHA NO GLOBO, FORA QUE É ÓTIMO PRA PASSAR O TEMPO ENQUANTO SE ESTÁ NUMA CONDUÇÃO... JÁ FIZ ISSO TAMBÉM, SÓ QUE DEPOIS QUE A NINA (MINHA VIRA-LATA E O BARTÔ, MEU LABRADOR E TAMBÉM O LÔRO, MEU PAPAGAIO ENTRARAM NA MINHA VIDA, TIVE DE USAR TODOS OS JORNAIS AO MEU ALCANCE PRA NÃO TER TANTA SEUJEIRA EM CASA, ANTES NÃO TER TANTA SUJEIRA EM CASA, DO QUE DEIXAR JORNAL PRA GENTE QUE PODE PEGAR E JOGAR FORA, SEM AO MENOS VER A DATA! HEHEHE

ALIÁS, BELINHA, VC É LINDA!

21 de julho de 2009 às 14:33
Sempre Que Penso... disse...

Os cearences não tem essa atitude bacana, nunca achei nada parecido, em neunhm tipo de trasporte por aqui (nem deixei),encontro lixo, são folhetos de diferentes tipo de comercio exibindo seus preços baixos, todos enganchados nas janelas na tentaiva de nao sujar tanto a cidade.Exelente costume Bela, e nao se deixe intimidar com os ignorantes, pense e queira que eles sejam exessão.Continue assim!
BeijOo'

21 de julho de 2009 às 14:46
Tati disse...

Em dois meses, só duas reclamações?
Rsrs.Pense nos outros 58 dias que as pessoas não acharam ruim, acharam bom e disfarçaram até você sair pra dar uma espiadinha. Continue, trasmitir cultura/leitura faz bem.
Eu compartilho revistas e livros. Aliás não sou fã de Paulo Coelho, mas em uma entrevista dele, vi que ele não guarda livros, diz que tem q ser compartilhado.

21 de julho de 2009 às 17:10
Andarilho disse...

Acho que na hora ia ficar muito 'puto' tb, mas depois ia ficar é com pena. Pena por esse povo ignorante, e pior, que tem orgulho de ser ignorante...

Isso é triste, mas é o nosso país.

21 de julho de 2009 às 19:25
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Bela, cola um post-it no jornal: "Jornal não é lixo, por isso, fica como leitura para os próximos passageiros. Já pensou em fazer o mesmo?"

beijos,
Gio

21 de julho de 2009 às 20:06
Verônica disse...

Que idéia bacana! Nunca encontrei nada pra ler...
Pena que exitem pessoas que não sabem valorizar esses pequenos gestos.
Ignora esses coitados Bela, continue assim... Transmitindo informação.

21 de julho de 2009 às 20:26
Anônimo disse...

Adorei a idéia de deixar jornais para o próximo passageiro. A gente dá o que tem de melhor, né não? No seu caso é o interesse pelo resto do mundo, pelo conhecimento, em ampliar o horizonte. Pena que tem sempre um energúmeno no meio do caminho, no meio do caminho tem um energúmeno (que me perdoe Carlos Drumond de Andrade).
Abração,
Marcia A.

21 de julho de 2009 às 22:16
Lana disse...

Tomara que eu entre no metrô depois de você!

21 de julho de 2009 às 22:47
Anônimo disse...

Olha eu achei esse seu hábito lindo e de uma civilidade enorme.
Com certeza se fosse eu que encontrasse o jornal eu ia adorar ler.

Mas sabe...tenho que ser franca e dizer que fechei os olhos e me pus ali, no vagão...Um pouco longe de vc...vendo vc lendo o jornal, levantando...deixando o jornal ali.

Infelizmente a gente anda tão desacostumada a ver gestos como o seu e com a intenção que vc coloca nele (infelizmente a maioria, creio eu, larga o jornal pra não ter nada pra carregar nas mãos já que já leu mesmo) que talvez eu até pensasse 'mania que esse povo tem de deixar as coisas pra trás' e DEPOIS levantaria e iria pegar o jornal pra ler.

Infelizmente a gente não anda acostumada com gestos de trocas, de gentiliza.

Sabe...acho que um recadinho no alto do jornal podia começar a despertar nas pessoas o que em vc é natural. Às vezes as pessoas têm que se dar conta do real significado do que está vendo porque está tão acostumado a ver o que lhe faz mal que acaba não sendo capaz de ver por si só o bem que estão lhe oferecendo.

Provavelmente as pessoas que reclamaram com vc também achavam que estavam sendo, como vc, cidadãs. Se vc largasse um copo de refringente a atitude deles seria, né não?

Então tenha paciência com gente assim. Infelizmente eles não conseguem ver a diferença entre um copo de refringente largado e um jornal deixado.

Quem sabe com vc algumas pessoas não comecem a perceber essa diferença?

Bjo...

21 de julho de 2009 às 23:56
Anônimo disse...

Pois é. O tal esquadrão anti-leitura é muito maior do que imaginamos. E é quase que totalmente formado de pessoas que têm inúmeras outras frustrações na vida. Mas o que podemos fazer se temos hábitos sadios e nos faz bem exercê-los, né não?
Concordo com a Gio, deixa um post-it no jornal. E vou além: deixa seu telefone bem pequenininho anotado... quem sabe o próximo leitor não é um gato de tirar fôlego e não liga pra te agradecer? hihihihihi
Beijão!

22 de julho de 2009 às 01:28
Clévia Sales disse...

Oi! Tenho certeza de q o jornal deixado incomoda pq eles nunca abriram um!

Lamentável!
Boa ação, Bela. Continue!

Bj!

22 de julho de 2009 às 10:19
Cris disse...

Bela sua iniciativa! Nem preciso dizer que gente ignorante é o que mais tem por aí...
E o blog, adorei!
O trio está de parabéns!!!!
Passem no meu pra dar uma espiadinha ;-)
Um beijo!

22 de julho de 2009 às 11:04
talita.tokimatsu disse...

Adorei o blog e certeza que vou acompanhá-las! Percebi que muitos leitores fazem comentários diários! Muito legal!

Sobre o post:
Sou super a favor de compartilhar o conhecimento! E ADORO quando encontro um jornalzinho (ainda mais se tiver uma cruzadinha em branco.. hehe)!
Devemos disseminar as boas práticas! Se a moda pega, teremos muito mais pessoas bem informadas nos metrôs!!! Sensacional!

22 de julho de 2009 às 14:51
3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Vou começar a deixar revistas Marie Claire, Womens Health e Vida Simples (minha literatura do momento) nos metrôs.

Será que vão reclamar?? rs

Mas tô com a Atrê: tente compreender o ponto de vista dessas pessoas. O problema é que elas querem bancar as educadas, mas são super mal educadas ao fazê-lo! haha

A ideia da Gio do post it é mesmo interessante...

beijuuu

deborita

22 de julho de 2009 às 15:02
Patrícia Costa disse...

Um gesto de gentileza... nunca fui felizarda de encontrar um jornal por acaso, eu adoraria...
Tomara que mais pessoas siga esse exemplo seu...
Bjitos!

22 de julho de 2009 às 16:06
manuela disse...

Puxa, Isabela, sabe o que é dramático? As pessoas não leem jornal. Para muita, mas muita gente mesmo o jornal escrito é papel inútil. Até pouco tempo atrás os analfabetos eram um número muito significativo.Eu acho que a origem desse conflito pode passar por essa questão. Mas não desista da sua iniciativa! Um post it explicando a intenção pode ajudar!

23 de julho de 2009 às 03:35
Letícia Volponi disse...

A idéia é ótima. Eu já deixei livros antigos que não queria mais, mas já achei muitos jornais e me amarrei. A idéia do post-it é muito boa! Se alguém reclamar, mesmo que já esteja deixando o vagão, dá pelos menos para gritar "Leia o post-it!"

23 de julho de 2009 às 09:20
Johnny na Babilônia disse...

Você está mais do que certa, Bela! Não consigo entender como existem pessoas que não gostam de ler. Apoio total à sua iniciativa! bjs

29 de julho de 2009 às 22:05